Você está visualizando atualmente 6 momentos financeiros mágicos de seu negócio

6 momentos financeiros mágicos de seu negócio

Lidar com as finanças da sua empresa não é o trabalho mais agradável no mundo, e pode diminuir o prazer e a emoção de aprimorar seu produto, interagir com seus clientes encantados ou se socializar com sua equipe talentosa. Mas a parte financeira da empresa faz parte do jogo. Não importa que tipo de negócio você tem, não há como evitá-la – principalmente nos estágios iniciais de sua empresa, quando o negócio ainda é frágil e qualquer escorregão financeiro pode ser fatal. Para minimizar os efeitos dessa parte chata de suas funções empresariais, deixe-me explicar alguns momentos financeiros mágicos do seu negócio. Quando esses seis momentos forem atingidos, você deve comemorar.

O primeiro: quando você consegue o capital Isso não é necessariamente o início do seu negócio, mas definitivamente deve ser comemorado, porque este é o momento em que seus sonhos finalmente podem se tornar realidade. Pode ser um investidor, ou uma aprovação de financiamento bancário, ou um amigo que te emprestou uma grana. Seja como for, você atingiu o primeiro grande objetivo financeiro de um novo negócio: obter os fundos necessários para iniciar a empresa. Mas tenha cuidado – dinheiro recebido também traz grandes responsabilidades! Parabéns!

O segundo: quando você começa a operar A maior parte do capital foi investido na aquisição de materiais, na reforma da loja ou fábrica, no treinamento, na compra de móveis, máquinas e equipamentos, no desenvolvimento do produto e assim por diante. Todo este trabalho duro é finalmente recompensado quando você vê o negócio pronto para ser inaugurado e começar a operar. O momento é mágico porque a maior parte do seu capital inicial (capex) já foi usado para implantar o negócio. Agora, o capital restante deve ser usado principalmente para capital de giro, para fazer o negócio funcionar no dia-a-dia. Vamos estourar uma garrafa de champanhe!

O terceiro: quando você consegue sua primeira venda Isso não é necessariamente o mesmo que a abertura do negócio. Se você tem uma loja de varejo, provavelmente isso acontecerá imediatamente. Mas, se você tem uma empresa business-to-business, sua equipe de vendas pode levar mais tempo para fechar o primeiro contrato. Financeiramente falando, este momento deve ser comemorado, porque a entrada de receita compõe o equilíbrio do fluxo de caixa e reduz o seu comprometimento de capital para manter as despesas da empresa. Felicite sua equipe de vendas!

O quarto: quando você atingir o ponto de equilíbrio O ponto de equilíbrio é o momento mágico em que você não tem mais que colocar o seu dinheiro (ou do investidor) no negócio. As vendas totais do mês geram receitas suficientes para cobrir todas as despesas. Para os empresários que usaram apenas o seu próprio capital, este é o momento em que finalmente colocam a cabeça pra fora da linha d’água e conseguem respirar aliviados e dormir com tranquilidade. Para aqueles que precisaram pedir dinheiro emprestado para começar, ainda vão precisam devolver o dinheiro para o credor, o que é o próximo momento mágico!

O quinto: quando você atingir o payback é o momento em que todo o dinheiro que você e seus sócios investiram finalmente é devolvido com juros pelo tempo. Seu negócio está rentável e em expansão, e é por isso que acumulou lucro suficiente para devolver aos credores. Agora você pode dizer que você é um empresário bem- sucedido, porque você não tem dívidas e não há passivos, você está no céu, tem que comemorar! Então, o que seria este sexto momento?

O sexto: quando você retornar o investimento Se você tiver um investidor, você optou por um investimento de capital de risco em vez de financiamento bancário. Isso significa que você está compartilhando o risco do negócio, que parecia maior quando você conseguiu o dinheiro, e por isso você vendeu parte das ações da sua empresa. Se o investidor está compartilhando o risco do negócio com você, devolver o dinheiro com juros não é suficiente. Para compensar o alto risco, os investidores querem retornos elevados. Se você tiver uma parceria com um investidor de risco, então este é o momento mágico final, quando o negócio atinge um valor de mercado que representa esse alto retorno e permite que o investidor venda sua parte. O momento em que o investidor ganha a sua parte, de acordo com o que você deve ter prometido quando pegou o dinheiro. Atender às necessidades dos investidores é muito mais complicado, porque a construção de um negócio viável não é suficiente para eles. Você tem que construir um negócio de alto e rápido crescimento – um grande desafio, dependendo da natureza do negócio e de suas habilidades empreendedoras. Se você fez isso, você é um empreendedor de alto impacto. Vamos fazer uma grande festa!

Pequenas Empresas, Grande Negócios