Você está visualizando atualmente MTur publica cartilha de ações em apoio ao setor do turismo

MTur publica cartilha de ações em apoio ao setor do turismo

Após reunião realizada entre Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e Ministério do Turismo (MTur) muitas medidas já foram tomadas para dar apoio à cadeia do turismo, afetada economicamente pela pandemia de Coronavírus (Covid-19) nas últimas semanas.

Na reunião, uma das primeiras solicitações do Fornatur ao MTur foi o posicionamento do órgão na elaboração e implementação de ações de comunicação com orientações uniformes e estratégicas de atuação para serem disponibilizadas a todos os órgãos oficiais de turismo, bem como a todo o trade turístico das Unidades Federadas. Para isso, foi criada uma cartilha com as medidas que estão sendo tomadas para minimizar os prejuízos dos empresários.

Segundo o presidente do Fornatur e diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, o trabalho conjunto entre MTur e Fornatur está sendo eficaz. “Já temos conseguido disponibilizar informações uniformes das ações dos Governos aos nossos Estados e Distrito Federal, aos nossos Municípios e ao trade turístico. Estamos conseguindo influenciar positivamente as ações do Ministério do Turismo, indicando algumas demandas nesse momento importante e de união. Precisamos caminhar juntos para uma solução, num tempo menor do que estávamos prevendo”, destaca Wendling.

Entre as ações informadas na cartilha “CORONAVÍRUS – Informações para o setor de viagens/Medidas do Governo Federal” que foram solicitadas pelo Fornatur, estão a facilitação de acesso ao crédito através do Fungetur, com redução de juros e aumento de prazos; ações do BNDES que incluem suspensão de pagamentos e juros por seis meses para aliviar fluxo de caixa, aumento de crédito, transferência de verba para FGTS dos trabalhadores e apoio às micro, pequenas e médias empresas; ações de remarcação, sem custo, para viagens que ocorram em até 60 dias (a ação não se sobrepõe à Resolução 400 da Anac); reembolso e alterações de passagens aéreas.

Clique no link CARTILHA e baixe o arquivo (em pdf) com os detalhes de cada medida de apoio ao trade turístico adotada pelo Governo Federal. Para quem tiver dificuldade para ler ou acessar o arquivo em pdf, pode acessar  www.facebook.com/visitmsoficial e conferir o álbum “Coronavírus – Ações para o turismo” com imagem e transcrição de cada medida adotada.

Fonte: Governo de MS