Você está visualizando atualmente Fecomércio e SENAC fazem parceria com sindicatos em programa de qualificação

Fecomércio e SENAC fazem parceria com sindicatos em programa de qualificação

Este ano o sistema Fecomércio MS completa dez anos de adesão ao SEGS – Sistema de Excelência em Gestão Sindical e comemora a data com um marco inédito no Sistema CNC: é a primeira Federação a ofertar aos sindicatos um programa que pode ser personalizado conforme a necessidade de cada segmento do comércio, criando opções de qualificação profissional para gestores e colaboradores. O Programa Senac é uma realização da instituição profissionalizante que leva o mesmo nome, e esse tipo de cooperação entre as duas instituições também é uma iniciativa inédita no Sistema da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A afirmação é do consultor da CNC, Mateus Dornelas, que participou do primeiro encontro do SEGS nesta quinta-feira (23/05), que teve a presença de presidentes e executivos dos sindicatos empresariais. Eles foram capacitados sobre os critérios e as formas de gestão dessa parceria e como a Fecomércio irá apoiá-los na condução do programa. O evento é realizado no Senac Turismo e Gastronomia, em Campo Grande, e contou, ainda com a presença de gestores da Federação, do próprio Senac e do consultor da CNC, Mateus Dornelas.

De acordo com o consultor, tem sido árduo um empresário se manter no mercado sem ter as competências e conhecimento necessários nesse cenário que é desafiador tanto econômico quanto politicamente. “O que se possibilitará com essa parceria, ainda mais com o suporte da Fecomércio MS, é que o sindicato se reaproxime do empresário, compreenda suas demandas e oferte produtos e serviços que o atenda”.  Ele explica que o empresário terá uma qualificação de excelência, ofertado por uma instituição de renome e isso fortalecerá o vínculo entre ele e sindicatos. “O resultado que esperamos é um associativismo mais forte e mais representatividade junto a classe empresarial”.

Senac Comércio – O programa Senac Comércio poderá ser comercializado pelos sindicatos filiados à Federação e disponibilizará 110 títulos de cursos voltados para a qualificação profissional, tanto de colaboradores quanto de gestores e empresários ligados ao comércio de varejo de bens, serviços e turismo. O programa contempla cursos rápidos e aderentes às necessidades de cada carreira, com cursos flexíveis. “É um portfólio com cursos que seguem uma trilha de conhecimento configurada conforme o que cada empresário necessita, para atender a demanda da empresa, inclusive com horário de aula pré-definido pelo gestor”, explica a diretora de Educação Profissional do Senac MS, Jordana Duenha.

O SEGS – O SEGS é um programa do Sistema Confederativo do Comércio que trabalha os seis eixos da atuação sindical (gerencial, comunicação institucional, relações sindicais, produtos e serviços, atuação legislativa e representação), que visa elevar o grau de maturidade da gestão, melhorando a defesa de interesses do setor.

Para o presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo, o momento é importante para os sindicatos, para fortalecerem seus vínculos com os empresários. “Estamos abrindo caminhos, propondo ações para nos prepararmos aos novos tempos que se apresentam ao sindicalismo empresarial. Temos serviços com alta competência técnica para oferecer aos empresários e ajudarem a alavancar seus negócios.