Você está visualizando atualmente Encontro reúne gestores da Rede Nacional de Assessorias Legislativas do sistema Fecomércio

A gerente de relações institucionais da Fecomércio-MS, Tatiana Maachar, participou da reunião da Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis) realizada pela Confederação Nacional do Comércio, na sede no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (26).

De acordo com a gestora, a reunião foi muito oportuna e de grande aprendizado, para avaliar todo o trabalho realizado durante o ano de 2018 e também para traçar planos e estratégias de ação para o ano de 2019, junto ao legislativo municipal, estadual e federal.

Durante a reunião, foi realizada apresentação da Assessoria Parlamentar e Legislativa (Apel) sobre o histórico da Atuação Parlamentar, desde 1981 até 2018, um panorama das proposições de grande impacto para a nova legislatura e ainda sobre as perspectivas da 56ª Lesgislatura,  e o perfil dos parlamentares de cada Estado. “O nosso papel de representação do comércio parte do conhecimento sobre os novos parlamentares de Mato Grosso do Sul, saber  como poderão atender as demandas do setor produtivo do Estado, e ainda de encontrar as melhores soluções legislativas para os projetos que estão no Congresso Nacional”, destaca Tatiana.

Representação

A Federação atua na esfera legislativa, oferecendo suporte ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais na elaboração e acompanhamento de políticas públicas por meio da Gerência de Relações Institucionais.

Com a ferramenta da Assessoria Legislativa, o Sistema Renalegis (Rede Nacional Legislativa) monitora a tramitação de proposições legislativas de interesse das categorias do setor, propiciando informações importantes para atuação no parlamento.

Para as empresas do comércio de bens, serviços e turismo, fica a garantia de que o Sistema Comércio atua em todo o Legislativo para viabilizar a aprovação apenas de proposições que beneficiem essas categorias, para assegurar que os direitos do setor estejam previstos nesses textos.