Você está visualizando atualmente Em terceira edição, Capital discute atendimento preferencial para autista na próxima semana

Em terceira edição, Capital discute atendimento preferencial para autista na próxima semana

Será realizada na próxima segunda-feira (25/11), em Campo Grande, a terceira edição do seminário “TEA: Entender para Atender” com palestras para orientar os comerciantes sobre a Lei Municipal 5.917/17 que torna obrigatório o atendimento preferencial às pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) nos estabelecimentos públicos e privados da Capital. O objetivo, segundo os organizadores, é informar sobre o TEA, para um melhor atendimento ao consumidor.

O Seminário também contará com painéis abordando as dificuldades que uma pessoa com TEA e seus familiares enfrentam no dia a dia. O evento é gratuito.

“O desconhecimento da Lei e de como aplicá-la nos seus negócios ainda gera dúvidas entre os comerciantes. Esse seminário pretende desmistificar o assunto e inserir todo cidadão – lojista ou consumidor – num contexto mais humanizado, de acordo com as necessidades das pessoas com autismo e seus familiares”, explica o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo.

A Fecomércio-MS teve a iniciativa de confeccionar 10 mil adesivos que identificam o atendimento especial e prioritário, especificados em lei, para serem distribuídos gratuitamente no comércio de Campo Grande. Campo Grande já recebeu duas edições do seminário, que será realizado no dia 25 de novembro, das 19h às 22h, no auditório da Faculdade Insted, localizada na Rua 26 de agosto, 63, Centro. Os empresários que participam do seminário também recebem o adesivo para afixar no seu comércio.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, que compromete o comportamento, principalmente no que diz respeito à comunicação e à interação social.

Lei Municipal 5.917/17 – A lei prevê que os estabelecimentos públicos e privados devam inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do TEA, que é representado por uma fita feita de peças de quebra-cabeças coloridas. O descumprimento da lei pode acarretar ao fornecedor uma multa de R$ 800,00 (oitocentos reais), com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em caso de reincidência.

A lei estadual 5054, de 06/09/2017, também prevê o atendimento prioritário a pessoas portadoras do TEA nos estabelecimentos comerciais e de serviços em Mato Grosso do Sul.

As vagas são limitadas, por isso é preciso fazer a inscrição com antecedência pelo telefone (67) 98469-1001.

Palestras dia 25/11

Tema: Aspectos legislativos do TEA
Fábio Trad, mestre em Direito e deputado federal.

Tema: Autismo – Deficiência Invisível, será que estamos preparados para reconhecer e respeitar?
– André Luiz Alvarenga: Pesquisador da UFMS e doutorando sobre assuntos relacionados a temática.

Tema: O TEA na visão do Terapeuta Ocupacional
– Janaína Silva de Carvalho Oliveira: Terapeuta ocupacional, especialista em reabilitação neuropsicomotora

Painéis: Relatos de experiências de atendimentos malsucedidos e como deveriam ter sido realizados
– Naina Dibo: Empresária, mãe de 2 meninos, um com TEA. Vice-presidente do PRO D TEA e ativista estadual pelo Movimento Autista Brasil.
– Cristiane Alcântara: Pedagoga, psicopedagoga e neuropsicopedagoga, especialista em educação especial e avaliação precoce no rastreio do autismo e mãe de 2 meninos, um com autismo leve.
– Carolina Spínola: Presidente do PRO D TEA, jornalista, pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e DI (ABA), membro do Movimento Nacional de Aprovação da Lei Federal Berenice Piana n° 12.764/12 Lei do Autista.

Serviço:

Seminário TEA: Entender para Atender
Local:
 Auditório da Faculdade Insted, Rua 26 de agosto, 63, Centro, Campo Grande – MS
Data: 25 de novembro de 2019
Horário: Das 19h às 22h

Deixe um comentário