Você está visualizando atualmente Em reunião com a senadora  Soraya Thronicke, Sistema Fecomércio se compromete com o  Fórum de Integração MS Certo

Na tarde desta segunda-feira, 22/02, dirigentes do Sistema Fecomércio MS, estiveram reunidos, virtualmente, com a senadora Soraya Thronicke do PSL/MS, ocasião em que a parlamentar apresentou o Fórum de Integração MS Certo e o Sistema se colocou comprometido com a agenda de desenvolvimento do Estado.

Participaram o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, a diretora regional do Sesc, Regina Ferro, o diretor regional do Senac, Vítor Mello e o presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de MS, Daniel da Silva Amado Felício,  que é Conselheiro titular no Conselho CONDEL/SUDECO.

“Temos muito interesse em estarmos juntos nesse projeto para apontar soluções, especialmente alinhados nas áreas de saúde e educação. Queremos ser parceiros, mas também queremos ser um ator, trabalhando e, para isso, temos estrutura. Temos, por exemplo, a unidade móvel na unidade de saúde do Sesc Saúde da Mulher, para levar exames oncológicos aos municípios”, disse o presidente do Sistema Fecomércio MS. O presidente se comprometeu a fornecer relatório de todas as ações desenvolvidas pelo Sistema durante o período da pandemia voltadas ao setor empresarial, que atravessa momento de dificuldades e ainda no campo assistencial. Também ficou acertada uma nova reunião, em data a ser combinada, para estreitar a parceria.

Soraya garantiu que a ação tem caráter suprapartidário. “Para mim é importante ter o setor produtivo nesta empreitada, especialmente neste momento de pandemia, quando precisamos estar juntos para recuperar nossa economia”, disse. A senadora explicou que o projeto se dá a partir da identificação de gargalos de todos os setores para proposição de soluções. ”O Consórcio Brasil Central conta com mais três estados, que são Tocantins, Maranhão e Rondônia e o MS Certo é o guarda-chuva de possibilidades para desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, explicou, ressaltando que, dentre os projetos abarcados, está a infraestrutura com ampliação da rede de internet Wi-Fi.

Também mencionou linha com R$ 1 bilhão aportados para ações de desenvolvimento junto ao setor produtivo. “Estamos convidando vocês para serem essa porta em Brasília para tudo o mais que for necessário”, resumiu, se colocando à disposição para atuar em prol do destravamento de eventuais processos necessários ao desenvolvimento.

Sobre o Fórum –  Criado para debater as demandas prioritárias e políticas públicas nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento, habitação, segurança, mobilidade urbana, esporte/cultura e infraestrutura em todo o Mato Grosso do Sul, o Fórum de Integração MS Certo deve ser lançado oficialmente em março.  Tem caráter itinerante e  contará com a participação de prefeitos, vereadores, lideranças empresariais, além de técnicos e profissionais convidados, com objetivo de levantar informações a respeito das necessidades de cada região, seus municípios e as comunidades. O projeto também pretende atuar junto à Superintendência de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (Sudeco) e ao Executivo Federal em busca de recursos e parcerias que atendam às demandas dos municípios como o Programa Wi-Fi Brasil do Ministério das Comunicações.

Entre os meses de março e dezembro, serão realizadas reuniões nas cidades-sede das regiões geopolíticas do Estado – Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Paranaíba, Região do Pantanal (Corumbá, Aquidauna e Miranda), Ponta Porã, Naviraí, Ivinhema e São Gabriel do Oeste e Coxim.

No âmbito do Fórum serão criadas as Rotas da Integração regionais e estimulada a formação da Frente Parceiros da Integração, unindo empresários, artistas, intelectuais, profissionais liberais, órgãos, entidades e instituições para que possam contribuir com campanhas publicitárias de cunho institucional em relação às potencialidades do Estado.