Você está visualizando atualmente Diretores da Fecomércio tomam posse na Junta Comercial de MS

Diretores da Fecomércio tomam posse na Junta Comercial de MS

Os diretores Adilson Puertes e Ricardo Kuninari representarão a Fecomércio perante a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul no mandato 2019/2023. Eles foram reconduzidos ao cargo de Vogais para o segundo mandato nesta segunda-feira (04/02), sendo que o empresário Adilson Puertes assume, nesta gestão, o cargo de presidente do vocalato.

Ele destacou a importância do órgão para o desenvolvimento da economia do Estado e os avanços do órgão, principalmente com a implantação da digitalização, ocorrida em outubro do ano passado, quando todos os processos passaram a ser realizados em ambiente virtual, facilitando o acesso aos serviços da Junta. “É uma das poucas Juntas digitais do nosso País. Antes os processos podiam durar semanas; agora, pouco mais de 24  horas e, isso é importante para a economia do nosso País”, explica.

“Porque os empreendimentos necessitam de um caráter de urgência nas suas documentações. E a digitalização implica em mais agilidade nos processos, e consequentemente mais agilidade na colocação de atualização das empresas, viabilizando-as participarem de licitações, empréstimos bancários, deixando tudo em ordem junto à Receita Federal, Receita Estadual e Prefeituras.  A Fecomércio estar presente lá dentro, ajudando nesse desenvolvimento, de agilização de processos e atendimento, é fundamental para o nosso setor, pois resulta em economia e em eficácia para o empresário do comércio de serviços e produtos”.

O empresário Ricardo Kuninari destacou a importância de participar do Colegiado: “além de ser importante do ponto de vista pessoal, para a instituição Fecomércio é necessário ter um representante que defenda os interesses do empresário do setor terciário.”

O evento contou com a presença do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, do secretário de estado do Meio Ambiente, Jaime Verruck, além do presidente da instituição e demais autoridades.

O papel dos vogais

O Vogal exerce, entre outras funções, a importante atribuição de examinar os atos empresarias sujeitos ao regime de decisão colegiada, os pedidos de reconsideração e integrar grupos de trabalho ou comissões. A atuação do Conselho de Vogais da Junta Comercial busca garantir a publicidade, autenticidade e segurança aos atos jurídicos, contribuindo dessa forma para a geração de riqueza e trabalho para o Estado de Mato Grosso do Sul.

No total, 11 vogais, que representam as instituições de classe, compõem o colegiado, que são: Associação Comercial de Campo Grande (ACICGl); Conselho Regional de Administração (CRA/MS); Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MS); Conselho Regional de Economia (CORECON); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (FAMASUL); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (FECOMÉRCIO); Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS); Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB);  Federação das Associações Empresariais (FAEMS); Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS) e o Governo Federal.