Você está visualizando atualmente Dia do Consumidor: data tem ganhado relevância na busca por descontos

Dia do Consumidor: data tem ganhado relevância na busca por descontos

O Dia Mundial do Consumidor surgiu como uma data para reflexão sobre a adoção de boas práticas nas relações de consumo. A data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, no Congresso Americano, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy, em que defendeu os direitos dos consumidores, dentre eles o acesso à informação e a garantia que o cliente deve ser ouvido.

“Esta é uma data muito significativa, que lembra os avanços já conquistados e o que ainda precisamos melhorar. O consumidor está mais atento, cobrando mais, reivindicando seus direitos, e os órgãos de defesa estão fazendo a sua parte, de orientar tanto o consumidor quanto o empresário. Percebemos que os comerciantes também estão mais atentos quanto à legislação, os estabelecimentos possuem o Código do Consumidor, têm respeitado a legislação da precificação, e muitas vezes erram por falta de conhecimento. Por isso buscamos sempre campanhas de orientação, para levar a informação a todos”, afirma o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão.

No Brasil, a data comemorativa é extensiva à semana em que o dia 15 de março está inserido, prorrogando assim o período de descontos, que iniciam no início do ano, e é considerada uma importante data para o varejo, especialmente para o e-commerce.

Um estudo feito pelo Ebit/Nielsen, empresa especializada em pesquisas de consumo no varejo on-line, revela isso. De acordo com o estudo, o período deve gerar um faturamento de R$ 258 milhões no e-commerce em 2019, uma alta de 18% em comparação com os R$ 229 milhões reportados na data no ano passado.

De acordo com a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias, tem-se observado uma mudança no comportamento dos comerciantes, no que diz respeito às promoções, especificamente no e-commerce. “Ainda não é uma data que os consumidores esperam para comprar, como a black friday, mas o consumidor está ficando mais atento a esse período e, por isso, merece uma atenção maior por parte do empresário. Percebemos alguns indícios de que o consumidor têm dado mais importância à data, em busca de descontos”.

“O sucesso de nós, empresários, está na ação do nosso consumidor. São pessoas, muitas vezes anônimas, que passam a trocar experiências com os nossos negócios, nossos produtos e serviços. Passam a contribuir permanentemente com a nossa marca, tornando-se fiéis e propagadores. Muitos entendem o consumidor como um agente final de uma cadeia, eu entendo o consumidor um agente presente em todo o processo de uma cadeia, é quem nos inspira a fazer melhor”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio-MS, Edison de Araujo.

 

 

 

Deixe um comentário