Você está visualizando atualmente Coordenador nacional do programa Del Turismo visita município participante em MS

O coordenador nacional do programa Del Turismo, Andreas Dohle, esteve em Mato Grosso do Sul para uma visita ao município de Corguinho, uma das cidades do Estado que integram o programa, junto com o município de Pedro Gomes. Também participou da visita a consultora da BBW International,  Beth Bauchwitz, entidade alemã que apoia o programa.

Durante três dias, o coordenador e a equipe do Del Turismo em MS, que conta com o apoio da Fecomércio MS, Senac MS e da Fundação de Turismo do Estado, estiveram na região para preparar a equipe que vai conduzir os trabalhos locais.

“Demos posse aos membros das câmaras técnicas, que são empresários locais, professores, moradores do município interessados no tema, e realizamos as primeiras reuniões de alinhamento, além de posse dos novos membros do Conselho Municipal do Turismo. Um breve treinamento sobre o papel do Conselho e suas principais ações na cadeia produtiva do turismo”, explica a coordenadora do Del Turismo MS e consultora de Turismo do Senac MS, Camila Fernandes.

Na etapa anterior foram concluídos os mapas estratégicos do turismo para o município, nas ações dos próximos cinco anos, que ficam sob a coordenação do Conselho Municipal do Turismo, mas com a execução dos projetos pelas câmaras técnicas. “Esse planejamento a longo prazo é muito importante para a efetivação dos projetos na área, envolvendo todo o trade turístico da região. E as câmaras técnicas é que vão aprofundar a discussão sobre os temas mais específicos, envolvendo o turismo, executando as estratégias necessárias dentro dos eixos principais elencados pela comunidade”, explica a coordenadora.

José Correa – agente de articulação de Corguinho Beth Bauchwitz – Consultora BBW International Andreas Dohle – coordenador nacional do DEL Turismo Camila Fernandes – coordenadora do DEL Turismo no ME pelo Senac MS Militão Antonio de Andrade – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente de Corguinho

O programa – O Del Turismo tem como objetivo fortalecer a economia local nos municípios de forma sustentável, por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil. Os trabalhos são focados no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino.

Entre as ações previstas, um dos destaques é a inscrição dos municípios participantes no concurso Top 100 da fundação holandesa Green Destination. Parceira estratégica no projeto, a Green Destination é uma das três certificadoras mundiais com a chancela da GTSC (Conselho Global de Turismo Sustentável), reconhecida pela ONU, que prepara e audita municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.

Fotos: Senac MS/divulgação