Você está visualizando atualmente Brasil tem a maior proporção de empreendedores individuais do mundo; em MS são 37%

Relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) publicado semana passada aponta que o Brasil se destaca nos negócios individuais, com 53% do total de empresas nacionais em atividade operando sem sócios ou empregados. Ainda de acordo com o relatório do GEM, no mundo todos os negócios individuais já representam 9% do empreendedorismo global. Em Mato Grosso do Sul, a proporção de MEIS (Microempreendedores Individuais) em relação ao total de empresas é de 37%.

A figura do MEI foi criada no Brasil pela Lei Complementar 128, de 2008, um importante mecanismo para combater a informalidade. Em Mato Grosso do Sul, há registro desde 2010, quando eram 14.592 e até o fim do ano passado já eram 111.311, conforme dados da Receita Federal e Portal do MEI.

“No ano passado tivemos um crescimento singelo, de 0,21%, bem inferior se comparado de 2016 para 2017, quando o salto foi de 15,84%  e um dos motivos para isso é que muitos são abertos em momento de estagnação econômica, como alternativa de renda, mas acabam fechando porque não há visão empreendedora do negócio”, diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Edison Araújo.

A economista do IPF-MS, Daniela Dias, lembra que, fora do MEI, existem hoje aproximadamente outras 200 mil empresas, com abertura de novas 6.360 no último ano.

Confira aqui o relatório da GEM