Você está visualizando atualmente Programa Vai Turismo entrega carta de recomendações do setor para o candidato Eduardo Riedel

O Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul, por meio da Fecomércio MS e do Senac MS, junto com os parceiros do Programa Vai Turismo, entregaram nesta terça-feira (09) o documento final contendo as propostas e recomendações de políticas públicas para o setor ao candidato ao governo do Estado, Eduardo Riedel (PSDB).

A entrega foi realizada na sede da Fecomércio MS, em Campo Grande, e contou com a presença de representantes do setor. O documento também será entregue aos demais candidatos ao governo do Estado. No dia 29 de agosto será a vez dos candidatos Marquinhos Trad, Rose Modesto, André Puccinelli e Capitão Contar receberem a carta de recomendações.

O programa, que teve início no ano passado, é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que visa contribuir com propostas para impulsionar o setor de turismo regional e nacional, principalmente após o impacto da pandemia da Covid-19.

Por meio de um grupo de trabalho, o programa construiu, de modo colaborativo, documentos com o objetivo de orientar os candidatos ao poder executivo e legislativo a respeito das prioridades para o desenvolvimento do turismo sustentável e ações para fazer frente aos desafios, considerando um norteamento estratégico por quatro anos.

Cada estado elaborou o seu documento, que foi compilado em um único e entregue pela CNC aos candidatos à presidência, que representará as demandas do setor em nível nacional. No âmbito estadual, os representantes entregam as propostas regionalizadas aos candidatos ao governo de cada estado.

“Fizemos várias reuniões, oficinas, com a participação de toda a categoria, representantes de várias vertentes do segmento do turismo no Estado, e chegamos a esse documento final, com as considerações de todos. Nosso objetivo é que esse estudo possa orientar os representantes políticos e incentivar as políticas públicas para o setor do turismo, para que tenham continuidade e que sejam aderentes às necessidades de todo o trade”, explica o presidente do Sistema Comércio MS, Edison Araújo.

O candidato Eduardo Riedel falou da importância de receber um documento como esse, elaborado pelo setor do turismo do Estado. “Este documento vai contribuir muito para a gente ter um norte, um direcionamento, para atender as demandas do segmento, atrelado a todo o conhecimento que já temos do nosso Estado e das potencialidades turísticas de cada região”, diz.

Sobre o projeto – Apoiado por todo o Sistema Comércio, entidades parceiras e instituições representativas do segmento, o projeto Vai Turismo visa contribuir para o debate público e embasar propostas e estratégias de governo dos candidatos que se apresentarem às eleições estaduais e nacional de 2022. A ação funciona como uma grande consulta pública, envolvendo diferentes atores do trade, capitaneada pelas Federações do Comércio (Fecomércios) em todos os estados e no Distrito Federal, e pela CNC, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/CNC).